quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sequência Didática - Romeu e Julieta





SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ROMEU E JULIETA – RUTH ROCHA

PÚBLICO ALVO: Alunos do  1º ano do Ensino Fundamental I
OBJETIVO GERAL: Despertar o interesse pela leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Com esta sequencia espera-se que o aluno:
·  Conhecer a história de Romeu e Julieta.
·  Identificar atitudes de intolerância através do comportamento das famílias de Romeu e Julieta.
·  Produzir textos narrativos.
JUSTIFICATIVA: A escolha de Romeu e Julieta se deu pelo fato de se tratar história curta, com características marcantes, o que favorece a compreensão dos textos, o reconhecimento dos personagens pelo o aluno.
METODOLOGIAS:

I ETAPA:  Levantamento prévio e leitura
II ETAPA: Apresentação de outras versões
III ETAPA: Receita - doce Romeu e Julieta. (leitura e escrita)
IV ETAPA: Registro escrito - Quadro Regulador 1
·         Em que lugar se passa a história?
·         Quem são as personagens?
·         Qual o problema a ser resolvido?
·         Como foi resolvido?
·         Como termina a história?

V ETAPA: Quadro Regulador 2 - resgate da sequência dos principais fatos da história Romeu e Julieta – criar um Roteiro.
VI ETAPA: Reconto (Produção textual)
VII ETAPA: Revisão da escrita
VIII ETAPA: ARTES – CENÁRIO EM CAIXA DE PAPELÃO
IX ETAPA: Oralidade
X ETAPA: Avaliação da criança será durante a realização de cada atividade, observando alguns critérios.
XI ETAPA: RESUMO
XII ETAPA: ELENCO
XIII ETAPA O: DRAMATIZAÇÃO (Produção final)


Nenhum comentário:

Postar um comentário