SEQUÊNCIA
DIDÁTICA: ROMEU E JULIETA – RUTH ROCHA
PÚBLICO ALVO:
Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I
OBJETIVO GERAL:
Despertar o interesse pela leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Com
esta sequencia espera-se que o aluno:
· Conhecer a história de
Romeu e Julieta.
· Identificar atitudes de
intolerância através do comportamento das famílias de Romeu e Julieta.
· Produzir
textos narrativos.
JUSTIFICATIVA: A
escolha de Romeu e Julieta se deu pelo fato de se tratar história curta, com
características marcantes, o que favorece a compreensão dos textos, o
reconhecimento dos personagens pelo o aluno.
METODOLOGIAS:
I ETAPA: Levantamento prévio e
leitura
II ETAPA:
Apresentação
de outras versões
III ETAPA:
Receita - doce
Romeu e Julieta. (leitura e escrita)
IV ETAPA:
Registro escrito - Quadro Regulador 1
·
Em
que lugar se passa a história?
·
Quem
são as personagens?
·
Qual
o problema a ser resolvido?
·
Como
foi resolvido?
·
Como
termina a história?
V ETAPA:
Quadro Regulador 2 - resgate
da sequência dos principais fatos da história Romeu e Julieta – criar um
Roteiro.
VI ETAPA:
Reconto
(Produção textual)
VII ETAPA:
Revisão
da escrita
VIII
ETAPA: ARTES – CENÁRIO EM CAIXA DE PAPELÃO
IX ETAPA:
Oralidade
X ETAPA:
Avaliação da criança será
durante a realização de cada atividade, observando alguns critérios.
XI ETAPA: RESUMO
XII ETAPA: ELENCO
XIII
ETAPA O: DRAMATIZAÇÃO (Produção final)
Nenhum comentário:
Postar um comentário